Especiais

Em 20/06/2016 | 14:23h

Comunicação interna: inovação para enfrentar a crise

Comunicação interna: inovação para enfrentar a crise


A comunicação interna é fundamental em tempos de crise. A falta dela desmotiva equipes, dá espaço para ruídos e para a disseminação de informações incorretas ou distorcidas, que podem prejudicar o negócio ou a imagem de uma empresa. Essa é a visão da Bruna Prando, Coordenadora de Comunicação Interna da ABB Ltda., sobre a importância da atividade.

Atualmente um dos grandes desafios das áreas de comunicação e marketing está em mostrar seu valor para convencer a alta gestão – que muitas vezes não tem consciência ou maturidade suficiente sobre ao tema – e justificar o budget para trabalhar as iniciativas propostas.

Essa dificuldade pode ser uma dor comum em diversas organizações, e para resolvê-la a melhor saída é associar a comunicação à estratégia do negócio, mostrando como a área contribui para o crescimento e o desenvolvimento da empresa. Para Bruna, além disso, a solução também está em mostrar retorno “Trabalhar com um sistema de mensuração estruturado é fundamental para as áreas  de comunicação” comenta.

O “milagre” da comunicação interna não acontece com recursos reduzidos ou sem eles, e o modelo de trabalho caseiro, com certeza não é a melhor alternativa. Inovar é extremamente importante, assim como ter um planejamento e um direcionamento para as ações. “A união dessas três coisas sim; pode fazer uma comunicação interna eficiente, principalmente em tempos de crise’’, acrescenta Bruna.

Discutir Comunicação Interna e Crise é preciso

A inovação para o enfrentamento da crise é o tema do 6º Internal Communication Summit, evento voltado para profissionais da área que tem interesse em discutir, promover e fortalecer a comunicação interna nas organizações.   Bruna estará presente no evento pela primeira vez como congressista.

“Espero trazer muitos insights novos para trabalhar, conhecer como outras empresas atuam no convencimento da alta gestão para  investimentos em comunicação interna, para entender como posicionar a área como uma parceira estratégica para o negócio. Além disso, também tenho muito interesse na pauta sobre definição de indicadores de desempenho e ferramentas para mensuração dos resultados” comenta.

O evento é realizado em São Paulo pela Corpbusiness, no próximo dia 5 de julho. Um dos palestrantes, o especialista em comunicação interna, Carlos Fontes, que hoje atua na Nextel, também participará pela primeira vez do encontro.

“Fiquei muito honrado pelo convite e espero que o evento proporcione um ambiente rico para troca de informações e conhecimento entre os participantes. Eventos desse porte demonstram o quanto a área tem se profissionalizado e ganhado relevância dentro das organizações. Reunir os profissionais e discutir comunicação interna é fundamental para continuarmos com esta evolução que só fortalece a nossa atuação.”

Carlos irá falar sobre o desenvolvimento e implementação de planos de estruturação da área de comunicação, com base nos conceitos de missão, visão e estratégias empresariais. O tema abordará o desafio de conectar a realidade, o dia a dia da empresa, e as aspirações da companhia – onde ela quer chegar – por meio das suas estratégias, e como as crises podem impactar este caminho.

Segundo ele, apesar de todas as dificuldade que uma crise traz, ela também impõe um novo cenário, de onde é possível tirar aspectos positivos para a empresa, como melhorar processos, reduzir desperdícios e rever as prioridades, além da necessidade de intensificar  a comunicação.

“Em resumo, a crise nos faz trabalhar de forma mais eficiente e pede ideias inovadoras  para contornar os cenários que cruzam o caminho da empresa. Toda organização está sujeita a crises e, dependendo da intensidade do evento, seus públicos de interesses podem ser extremamente afetados. Uma boa estratégia de comunicação pode prevenir situações de risco e ajudar nesses momentos, impactando diretamente o futuro da organização, sua reputação, credibilidade e lucratividade” finaliza.

A matéria foi publicada pela Cultura Colaborativa, grupo do Social Base, um dos participantes do 6º Internal Communication Summit, organizado pela Corpbusiness.

(Da redação)

Comentários

Para comentar é preciso se identificar:
esqueci a senha | cadastre-se já!

Ainda não há comentários sobre este post.

Ou identifique-se abaixo, no Facebook.
 

Mais Lidas

Mercado 22/01/2013 17:40h

Microsoft pode investir US$3 bi para fechar capital da Dell

A Microsoft estuda investir entre US$1 a US$3 bilhões para o fechamento de capital da fabricante Dell, de acordo com o

Negócios 30/01/2013 15:24h

TIM e Itaú se unem para pagamentos móveis

A TIM informou nesta quarta (30) que está iniciando testes em parceria com o Banco Itaú para a implementação de uma

Telecom 16/01/2013 16:48h

Telefônica Vivo sofre instabilidade de telefonia móvel em SP, SC, PR e RS

A Telefônica Vivo comunicou através de uma nota nesta quarta (16) que o serviço de telefonia móvel da companhia pass

RSS Enviar por email Twitter Facebook

© 2013 Corpbusiness Ltda. Todos os direitos reservados
Agencia Pulse